Norte da Amazônia - Jiboias Brasil


Jiboia arco-íris do Norte da Amazônia

(Epicrates maurus = Epicrates cenchria maurus)

Assista nosso vídeo!

As serpentes do gênero Epicrates que ocorrem no Brasil, popularmente são conhecidas como Jiboia arco-íris, Salamanta ou Jiboia vermelha. Assim como as Boa constrictor possuem dentição áglifa e pertencem à família Boidae, que engloba as maiores serpentes do mundo. O encontro com esses animais na natureza é muito mais incomum do que com as Boa Constrictor, sendo por isso menos conhecidas.

Era reconhecido para o Brasil apenas uma espécie a Epicrates cenchria, que até então possuía nove subespécies. Em 2008, Paulo Passos e Ronaldo Fernandes publicaram um artigo revisando toda a espécie e reorganizaram as nove subespécies em cinco espécies, das quais quatro ocorrem no Brasil, são elas: Epicrates assisi, E.crassus, E.cenchria e E.maurus.

Alimentam-se predominantemente de aves e pequenos mamíferos, na natureza podem se alimentar de pequenos anfíbios, lagartos e ovos de aves. Em cativeiro devido ao melhor controle sanitário e praticidade é recomendado o uso de pequenos roedores. São vivíparas e podem ter ninhadas que variam de 07 a 16 filhotes por gestação. São animais de hábito crepuscular ou noturno e semi-arborícolas, têm expectativa de vida em torno de 20 a 30 anos.

     Esta serpente é rara no Brasil. Ocorre apenas em enclaves de Cerrado na Amazônia e nos países do norte da América do Sul. É muito similar as Epicrates crassus, possui coloração marrom escuro, comumente sem marcações dorsais quando adulto. As E. maurus costumam apresentar coloração marrom acinzentada na lateral do corpo com ocelos laterais circulares em tons escuros de marrom. Os filhotes apresentam ocelos dorsais bem marcados contornados por linhas marrons. Ocorre nesta espécie variação ontogenética, na qual as marcações dorsais dos filhotes costumam desaparecer nos adultos.

Podendo medir até 140cm, raramente ultrapassa 120cm, seu peso pode alcançar 2,5kg. Existem algumas populações que apresentam crescimento reduzido atingindo 80cm a 100cm quando adultos. Muito dócil e pode ser um excelente Pet.